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Como inserir item de arrecadação?

Neste artigo é explicado as etapas que precisam ser seguidas para configurar uma arrecadação de Taxa Condominial até o seu processo de inclusão do demonstrativo e o envio para os condôminos. 


Etapa 1

Através da arrecadação o gestor pode configurar vários tipos de cobranças para serem enviados aos condôminos de forma mensal, como por exemplo: 

  • Taxa Condominial 
  • Taxa Extra
  • Vagas de Garagem

E essas cobranças podem ser geradas em uma única Fatura ou em Faturas separadas, que no sistema pode ser em Fatura Normal e ou Fatura Extra, conforme abaixo:

Observe que as datas de vencimento podem ser diferentes e que é possível configurar taxa extra no campo da Fatura normal para que seja gerado em uma única fatura. Para realizar essa configuração, acesse:

Financeiro > Receitas > Arrecadação 

Clique em Navegar > [Selecione o mês]

Clique em Ações Arrecadação > Ações em comum > Inserir item de arrecadação 

Abrirá a seguinte tela: 

No item da arrecadação temos 4 tipos:

  • Valor Único: quando todas as unidades pagam o mesmo valor;
  • Fração Ideal: quando um valor total é rateado para todas as unidades;
  • Valores Personalizados: quando existe uma planilha de valores pré-definidos para todas as unidades;
  • Taxa de Reservas: quando é configurado para cobrar as taxas de reservas junto com a Taxa Condominial;

Ao clicar em Avançar o sistema trará uma página para realizar a configuração. 

Observação: Todos os campos que estão cinza nas telas de configuração, são campos inativos e não serão exibidos em boleto. 

 

Etapa 2

Após realizar o processo de configuração dos itens de arrecadação, o gestor pode concluir os ajustes necessários acessando em: 

Ações Arrecadação > Ações da Fatura Normal/ Ações da Fatura Extra > Editar Dados

Neste campo será possível definir a Data de Vencimento, selecionar o Demonstrativo a ser incluso nas faturas, e inserir uma Mensagem geral para ser exibida no boleto. 

 

Observação: O balancete precisa estar finalizado para que seja exibido para seleção. 

Após realizar os ajustes clique em Salvar. 

 

Etapa 3

Após as etapas 1 e 2 de configuração, o gestor precisará  realizar o processo de Envio da arrecadação. E para realizar essa ação acesse em: 

Ações Arrecadação > Ações da Fatura Normal ou Ações da Fatura Extra > Iniciar processo de Envio

 

Nesse momento abrirá uma página de Conferência da arrecadação. É importante checar os valores, data de vencimento, se o desconto está configurado. Para visualizar os detalhes do valor total clique no item de informação em Detalhes. 


Ao terminar a conferência clique em Concluir Processamento

Nesse momento o sistema irá Gerar os boletos, Registrar e Encaminhar aos condôminos (via e-mail e aplicativo).