Como resolver uma Fatura Não Identificada?
Existem alguns casos de faturas que são pagas mas não aparecem no sistema. Isso acontece por dois motivos:
-
Fatura paga em duplicidade (Mais informações acesse esse Artigo);
-
Fatura paga com status de cancelada (Mais informações acesse esse Artigo);
Para ambos os casos, temos uma solução. Para iniciar o processo de identificação da fatura, acesse:
Financeiro > Conciliações > Liquidações
Na página Liquidações, procure uma liquidação que possui o ícone vermelho ao lado do valor total. Segue abaixo um exemplo:
Clique no ícone vermelho. Na nova página, aparecerá uma lista com as faturas que não estão identificadas nessa liquidação. Segue abaixo um exemplo:
Para prosseguir, temos três opções, ao escolher uma dessas opções o sistema irá realizar o procedimento, o que será preciso realizar é o preenchimento das informações:
1 .Resolução de Fatura por Duplicidade
Clique no ícone. Após selecionar, abrirá uma tela onde deverá ser preenchido as informações e depois clicar em Criar Duplicidade. Ao realizar essa ação o sistema cria uma Fatura Avulsa com status de paga, para registrar a duplicidade do pagamento.
2.Resolução de Fatura por Antecipação
Clicar no ícone. Após clicar, abrirá uma tela, onde será necessário preencher as informações e clicar em Criar Antecipação. Ao realizar essa ação o sistema cria uma Fatura de Antecipação com status de pago para a unidade.
OBS: No campo Mês, deverá ser selecionado o mês em que o crédito será aplicado.
3.Resolução de Fatura por Substituição
Clicar no ícone . Após clicar, abrirá uma tela, onde será necessário apenas preencher o campo: Informe a Fatura p/ Substituir, selecionar a fatura desejada e clicar em Realizar Resolução Ao realizar essa ação o sistema substitui por uma Fatura da mesma unidade, que já existe no sistema e que não está paga.
Após concluir o processo, a fatura não identificada desaparecerá do sistema e o ícone vermelho não irá mais aparecer na liquidação. Pode haver, uma espera de no máximo 1 dia para sincronizar as informações.
Obs: Na prática, na primeira opção existe a necessidade de transferência de valores entre o Condomínio e o Condômino (através de uma transferência, DOC, TEC ou PIX, por exemplo), no contexto de devolução de valores. Já na segunda e terceira opção, as compensações são realizadas dentro do sistema, sem a necessidade de transferência de valores entre o Condomínio e o Condômino.